Os alunos da rede municipal de ensino de Candeias lançaram nesta quinta-feira (29.fev), na 2ª Igreja Batista, o livro “Eu e meu lugar no mundo”. A coletânea retrata histórias relacionadas à identidade, apontando para os modos como crianças, adolescentes e jovens apreendem o mundo à sua volta e se veem nele, sendo os protagonistas de suas histórias, por meio de crônicas, contos, desenhos e poemas.
A obra produzida por 240 estudantes faz parte da 6ª edição do concurso “Jovens Escritores”, através do Programa Liderar, que visa incentivar o protagonismo estudantil e social a partir da produção artístico-literária, potencializando o surgimento de novos talentos no município.
Cássio Vinícius, secretário de educação, explicou que o projeto coloca os alunos como sujeitos importantes de sua própria história. Em suas palavras, Cássio destacou que a educação é chave mestra para vários caminhos, incentivando os alunos da rede pública a acreditarem nos seus sonhos.
O aluno Rafael Amaral, do Alfredo Silva Serra, de 14 anos, afirmou que participar da produção do livro foi uma experiência fora do normal. “Essa é a segunda edição que participo, no começo eu escrevi a minha crônica apenas por pontuação, mas através do incentivo do meu professor, eu entendi que eu posso me expressar por meio da escrita. Fico feliz, é uma experiência incrível!”, disse.
Estudantes envolvidos na produção do livro interpretaram os seus textos para os familiares, amigos e docentes que acompanharam o lançamento da obra. No seu poema, a estudante Alícia, da Escola Albertina Dias Coelho, abordou aspectos como a diversidade, a preservação do meio ambiente e a importância de cuidar uns dos outros.