Prefeitura inicia mutirão de vacinação contra a dengue nas escolas

Em mais um importante passo para o enfrentamento das arboviroses e o aumento da cobertura vacinal no município, a Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Educação – SEDUC iniciou nesta quinta-feira (29.fev), a campanha de mobilização contra a dengue nas Escolas Municipais da sede e distritos.

Segundo a SESAU, Candeias recebeu pouco mais de 2.100 doses do imunizante, para vacinar as crianças de 10 e 11 anos do município. Para ter acesso à vacina, os estudantes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentar a carteira de vacinação e cartão do SUS.

A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. O método serve tanto para quem já teve dengue quanto para quem nunca foi infectado. A recomendação para quem contraiu a doença recentemente é aguardar seis meses para tomar a vacina.

Quem for diagnosticado com a doença no intervalo entre as doses deve manter o esquema vacinal, desde que o prazo não seja inferior a 30 dias em relação ao início dos sintomas.

Ações contra a Aedes aegypti nas Escolas

Através do Programa saúde nas escolas, agentes de saúde visitam as instituições de ensino, levando informações e conscientizando os alunos sobre os cuidados necessários para evitar a propagação do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Durante a ação, os agentes destacam a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito, como recipientes com água parada, pneus e garrafas vazias. Além disso, são abordados tópicos relacionados aos sintomas da doença, diagnóstico precoce e formas de tratamento.

Related posts

Leave a Comment