Por que em toda IEADPE tem uma cadeira vazia no altar, reservada ao pastor Ailton?

Em uma prática que já se estende por décadas, as congregações da Assembleia de Deus em Pernambuco adotam uma tradição peculiar: reservar uma cadeira especial, situada no altar, exclusivamente para o presidente da igreja, o pastor Ailton José Alves. Esta cadeira, muitas vezes referida como um trono, é encontrada em cada uma das congregações da denominação, desde as maiores cidades até os menores engenhos do estado.

A cadeira é mantida vaga em todas as ocasiões, servindo como uma homenagem e reverência ao líder religioso. Curiosamente, em muitas dessas congregações, o pastor Ailton José Alves nunca esteve presente, nem espera-se que visite, mas ainda assim, o espaço para sua cadeira é garantido e respeitado, ocupando uma posição central no altar.

Entre os fiéis, especialmente os mais jovens, há críticas a essa iniciativa. Eles questionam a prática, que, apesar das objeções, permanece inalterada devido à sua natureza profundamente enraizada na cultura da igreja. Essa tradição singular tem sido motivo de debates internos, com alguns vendo-a como uma consolidação da imagem de autoridade do pastor, enquanto outros questionam se ela pode incentivar uma forma de idolatria ou um culto excessivo à figura do líder.

Enquanto as novas gerações não resolvem se tiram ou não a cadeira do pastor Ailton do altar, ele segue sendo ovacionado como o bom e velho “ditador” que aparenta ser.

Related posts

Leave a Comment