Nicarágua: Regime Ortega mantém 100 pastores presos

Desde abril de 2018, a Nicarágua enfrenta uma crise política, social e de liberdades que se agravou após as polêmicas eleições gerais realizadas em 7 de novembro de 2021, quando Daniel Ortega foi reeleito para um quinto mandato.

Durante os últimos quatro mandatos, a esposa de Ortega, Rosario Murillo, ocupou o cargo de vice-presidente da Nicarágua. No entanto, durante esse período, os principais opositores políticos do casal encontram-se presos ou exilados.

Seguindo a sua política de supressão não apenas de dissidências, mas também de organizações que promovem a união da sociedade nicaraguense, o governo adotou medidas enérgicas.

Além de entrar em conflito com a Igreja Católica, o governo fechou inúmeras entidades, apropriando-se de seus bens.

Perseguição aos evangélicos

Os cristãos evangélicos também enfrentaram perseguição, tornando-se alvos de repressão e restrições em sua liberdade religiosa.

Em 26 de fevereiro, o regime nicaraguense tomou medidas drásticas ao fechar outra instituição de ensino superior, a Unacad, além de desmantelar 13 associações, muitas delas de cunho evangélico.

Com esses encerramentos, o número de organizações dissolvidas desde o início dos protestos populares em abril de 2018 ultrapassou 3.550, sendo que várias delas eram de orientação evangélica.

Cem pastores na prisão

O diretor do ministério Mountain Gateway, John Britton Hancock, é um missionário norte-americano que está sendo procurado pelo regime da Nicarágua.

Uma das grandes campanhas evangelísticas realizadas na Nicarágua pelo ministério Mountain Gateway. (Foto:Mountain Gateway)

Em entrevista ao site de notícias latino-americano Evangelico Digital, denunciou que “neste momento, há cem pastores presos”.

Juan Sebastián Chamorro, ex-preso político e exilado, alertou que “a ditadura dirige sua perseguição religiosa contra os evangélicos. Dias difíceis estão chegando para pastores e missionários evangélicos”.

“A perseguição religiosa centrou-se na Igreja Católica, mas é verdade que os nossos irmãos e irmãs evangélicos sofreram assédio e perseguição religiosa, como estamos vendo”, acrescentou Chamorro.

A organização Portas Abertas, que incluiu a Nicarágua no 30º lugar em sua Lista Mundial de Observação de 2024, destaca que “a hostilidade para com os cristãos na Nicarágua continua a se intensificar, sendo aqueles que se manifestam contra o presidente Ortega e o seu governo vistos como agentes desestabilizadores”.

“A situação se deteriorou significativamente desde 2018, quando eclodiram protestos generalizados contra o regime ditatorial do país. Os cristãos têm estado entre aqueles que levantam a voz, mas isso tem um custo alarmante”, acrescenta.

Ministério Mountain Gateway

Um caso amplamente divulgado foi o do ministério Mountain Gateway, acusado pelo regime de Ortega de suposta lavagem de dinheiro, uma acusação vista por adversários políticos como uma mera perseguição religiosa.

A advogada e investigadora Martha Patricia Molina questionou a validade da alegação de lavagem de dinheiro, destacando que a igreja em questão opera na Nicarágua desde 2013. E questiona: “Por que esperar 10 anos para iniciar uma investigação sobre lavagem de dinheiro?”

O surpreendente é que a mídia favorável ao governo deu grande destaque às atividades do Mountain Gateway, divulgando várias campanhas evangelísticas intituladas “Boas Novas”.

Por que atacar o Mountain Gateway?

O regime não exerceu controle sobre o que ocorreu nos eventos e concertos organizados pelo ministério Mountain Gateway ao longo de vários anos.

Mas a preocupação das autoridades aumentou quando, nos dias 10 e 11 de novembro, ocorreu um grande evento denominado Campanha Evangelística Grandes Boas Novas Nicarágua 2023.

Esta foi uma noite de avivamento, adoração e evangelismo, apoiada por 1.300 igrejas de quase todas as denominações evangélicas. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas tenham participado do evento.

Outra preocupação do governo poderia ser o fato de o ministério Mountain Gateway estar levando a mensagem do Evangelho e prestando ajuda social às comunidades rurais, ganhando influência nas congregações religiosas em diferentes municípios.

Acusação infundada

O ministério Mountain Gateway chegou à Nicarágua em 2013 e, em 20 de dezembro de 2019, visitou a sede da polícia, onde ofereceu orações pelos policiais.

Passados dez anos, as autoridades iniciaram uma investigação sobre o suposto crime de lavagem de dinheiro envolvendo doze nicaraguenses e três missionários norte-americanos, incluindo John Britton Hancock.

A Mountain Gateway é financiada por doações de Bruce Wagner, proprietário de uma empresa de aviação e do ministério evangelístico “Shake the Nations” nos EUA. Esses financiamentos são realizados de maneira completamente legal.

Related posts

Leave a Comment