As ações de inteligência e integração das forças de segurança resultaram na redução histórica dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) na Bahia. De acordo com dados da Polícia Civil, o estado registrou, em abril de 2026, o menor número de mortes violentas dos últimos 14 anos, com 256 ocorrências entre homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte.
O resultado também se reflete no balanço do primeiro quadrimestre deste ano. Entre janeiro e abril de 2026, as Forças Policiais reduziram em 23% os crimes graves contra a vida em comparação ao mesmo período de 2025. Em números absolutos, foram registrados 1.119 casos neste ano, contra 1.449 ocorrências no ano passado.
O secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado para ampliar a capacidade operacional e de inteligência das forças de segurança.
“Em 3 anos e 4 meses, o Governo do Estado contratou 9.500 policiais, peritos e bombeiros, além de investir cerca de R$ 1,3 bilhão em novas estruturas, armamentos modernos, equipamentos de inteligência e capacitação”, afirmou.
*Inteligência policial amplia combate ao crime organizado*
As ações de inteligência também têm ampliado o enfrentamento ao crime organizado interestadual e transnacional. Em 2026, a Polícia da Bahia já capturou seis líderes de facções criminosas que utilizavam a Bolívia como rota para lavagem de dinheiro e esconderijo.
A prisão mais recente ocorreu no último domingo (10), durante a Operação Artemis, quando um casal apontado como líder de facção com atuação na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco foi localizado e preso.
A operação contou com integração entre forças estaduais e federais, além da atuação conjunta da Interpol e da Polícia Boliviana, fortalecendo o compartilhamento de informações e o combate às organizações criminosas. “O trabalho de inteligência é imprescindível para a localização de lideranças e também na desarticulação das estruturas financeiras das facções”, destacou Marcelo Werner.
Tragédia Motorista é preso após acidente com 16 mortes na BR-116 na Bahia
TRAGÉDIA Colisão entre van e caminhão deixa 15 mortos na BR-116
MP - BA MPBA solicita à Justiça medidas imediatas para evitar desabamento de igreja histórica em Itaparica
Candeias-BA Candeias: 3ª corrida do Candeias Run reúne centenas de corredores pelas ruas da cidade
Candeias Prefeitura nos Distritos’: Posto Sanca é a quarta localidade contemplada pelo programa
Bahia Investimentos em infraestrutura e inclusão digital levam mais desenvolvimento para Uruçuca Mín. 19° Máx. 26°
Mín. 19° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 28°
Parcialmente nublado