Cristão continua a contrabandear Bíblias na China

Apesar da perseguição e ameaças constantes, Ming persiste em sua missão de evangelizar em um dos países mais fechados ao Evangelho no mundo

No final de 2023, compartilhamos a história de Ming*, um cristão que vive numa região muito fechada ao evangelho na China. Ele perdeu a família e o trabalho por causa da fé em Jesus. Ainda assim, a grande paixão do evangelho o levou a contrabandear Bíblias em sua terra natal.

Desde que conheceu a Jesus na universidade, Ming conhece a realidade da perseguição. O próprio pai o denunciou quando era um recém-convertido e até hoje não fala com o filho. Por causa da fé em Jesus ele também não pode terminar a universidade e foi obrigado a partir.

Anos depois, quando ele decidiu voltar para a cidade natal para compartilhar o evangelho, as autoridades descobriram o grupo de estudos bíblicos que ele organizou e puniu o cristão fechando a empresa que ele tinha estabelecido havia pouco tempo. Todas as situações fizeram com que Ming não confiasse mais em ninguém.

Encorajado pelas orações

O parceiro local Hao Ran* foi quem ofereceu suporte espiritual e tem ajudado Ming a reconstruir a confiança nas pessoas. Até hoje os dois se encontram regularmente. Numa conversa recente, Hao Ran compartilhou que “apesar de Ming estar reaprendendo a confiar nas pessoas de novo, ele ainda tem muito medo do desconhecido e se sente inseguro quando se reúne com outros irmãos e irmãs na fé.

A pressão para se esconder tornou a vida de Ming muito solitária. Por isso, quando ele soube que cristãos do mundo todo oraram por ele, isso o ajudou a ter coragem e a encontrar o apoio de que precisa para continuar a missão. A realidade que ele vive é a de muitos cristãos secretos na China, o 19° país da Lista Mundial da Perseguição 2024 que classifica os 50 países onde os cristãos são mais perseguidos.

Ming também compartilhou que o trabalho de entregar Bíblias para cristãos perseguidos na China que já era perigoso se tornou ainda mais difícil nos últimos meses com a perseguição digital. Por meio do monitoramento de mensagens de celular e outros recursos tecnológicos, as autoridades monitoram cada pessoa de seguidores de Jesus como Ming.

Convicção da missão

De tempos em tempos, as autoridades locais voltam e revistam a casa dele. Essa pode ser uma das razões para Ming ainda ter dificuldade em confiar. “Eu tenho o encorajado e orado para que ele possa conhecer Jesus de forma mais profunda”, disse Hao. Normalmente, Hao e Ming se encontram duas vezes por vez, a menos que algo inesperado aconteça.

“Além de lermos a Bíblia e orarmos juntos, também faço treinamentos de discipulado, ou seja, como liderar pequenos grupos, com a esperança de que ele esteja preparado para liderar a igreja no futuro. Nos vemos em um lugar secreto, para que ele se sinta mais seguro para adorar a Deus”, acrescenta Hao.

Ming agradece por todo apoio em oração da igreja global. “Obrigado por orar. Sinto que não estou sozinho. Por meio das orações, posso sentir que Deus está cuidando de mim para que eu me sinta seguro. Deus tem me protegido de consequência mais graves, como ser preso”, disse Ming ao parceiro local.

Na conversa recente, Ming reafirmou sua convicção de que foi chamado por Deus para permanecer na área em que está e compartilhar o evangelho com sua comunidade, mesmo que haja problemas e inconveniências com as autoridades locais. “Sinto profundamente o chamado de cumprir a Grande Comissão e isso me anima e encoraja a continuar comprometido com a missão de anunciar o evangelho para o meu povo”.

Os casos de perseguição na china persistem. As atividades online são monitoradas. Cristãos continuam se reunindo, mas com cuidado. Eles usam linguagem codificada com camadas extra de proteção para falar uns com os outros e permanecem vigilantes. Ore pela igreja secreta na China.

Para conhecer mais sobre a perseguição na China, assista ao vídeo Fé sob Vigilância

*nomes alterados por segurança 

 Apoie o discipulado de cristãos na China   

A Portas Abertas fortalece cristãos chineses, como Ming, por meio de discipulado e literatura cristã. Saiba mais e garanta que cristãos chineses sejam discipulados para lidar com a realidade da perseguição em todas as esferas, especialmente a tecnológica.

Related posts

Leave a Comment