A trajetória de Endrick na seleção brasileira principal está apenas começando, mas as duas convocações do atacante do Palmeiras já foram suficientes para acelerar o plano de marketing estabelecido pelo estafe dele.
A amarelinha ampliou o alcance global do jovem de 17 anos e ajudou a aumentar o número de seguidores dele nas redes sociais (já são 10 milhões somando Instagram, Tik Tok e X). Além disso, fez com que novas marcas buscassem o estafe de Endrick, que está em vias de fechar novos contratos de patrocínio.
– Tudo tem sido muito precoce na carreira dele. As convocações para a Seleção, sem dúvida, aceleram muito o plano de marketing, pois mostra que ele não é apenas uma realidade no clube. Em breve vamos anunciá-lo como embaixador de novas marcas, temos negociações bem avançadas, já em fase de minuta contratual – explica Fábio Wolff, dono da agência Wolff Sports, que cuida da imagem e dos acordos publicitários do jogador desde que ele tinha 15 anos.
Atualmente, Endrick tem a New Balance como fornecedora de material esportivo e possui quatro contratos de patrocínio, com Hypera Pharma, Rei do Pitaco, Odontocompany e Panini.
Inspirado em casos de sucesso de atletas de futebol e também de outras modalidades, como os tenistas Roger Federer e Rafael Nadal, o estafe do atacante estabeleceu um limite de parcerias comerciais.
– Nosso plano é de ter o Endrick como embaixador de até oito marcas. Assim, conseguimos construir relação com esses parceiros, gerar identificação. A gente não busca simplesmente trocas financeiras, queremos que ele tenha conexão com as empresas que representa. Até por isso recusamos propostas recentes por não haver relação orgânica das companhias com o jogador – explicou Wolff, que destacou também a importância de o atleta ter tempo para diversão, descanso e afazeres pessoais.
O representante de Endrick também explica a estratégia de priorizar contratos longos e não apenas acordos pontuais:
– Se fecho um contrato de dois meses, desgasto a imagem dele e fecho as portas para vínculos mais duradouros com empresas do mesmo segmento. Como eu vou fazer uma parceria longa no futuro se ele já esteve vinculado com uma empresa concorrente, mesmo que por pouco tempo?
Além de atrair novos interessados em contar com Endrick como embaixador, a presença dele na seleção principal fez com que fossem acionados gatilhos em contratos que ele já tinha, gerando assim maiores ganhos ao atleta.
Elogiado por seu comportamento e postura profissional, Endrick é visto por seus representantes como uma joia com potencial para se tornar o maior astro do futebol brasileiro num futuro próximo.
– O mercado precisa e quer ídolos, bons exemplos, de atitudes positivas, que ajudem na formação das pessoas e passem a ser referência para os mais jovens. O Endrick possui um conjunto de atributos dentro e fora de campo que o capacita para isso – opina Fábio Wolff.
Com Endrick no grupo – provavelmente como reserva – a Seleção enfrenta a Inglaterra neste sábado, às 16h (de Brasília), em Wembley. Depois, na terça, faz amistoso contra a Espanha, no Estádio Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, futuro clube do atacante.