Candeias: Estudantes da rede municipal de ensino participam de capacitação educativa em arboviroses

Alunos da rede municipal de ensino participaram nesta terça-feira (19. Março), da capacitação educativa em arboviroses, na Biblioteca Municipal Dalila Baptista. A ação realizada pela Secretaria de Saúde em parceria com a SEDUC, visa ampliar o combate ao mosquito Aedes aegypti, desenvolvendo práticas efetivas de conhecimento para que os estudantes se conscientizem e se tornem multiplicadores efetivos contra as arboviroses.

Na oportunidade, profissionais da Saúde e agentes de endemias apresentaram de forma didática e lúdica como se prevenir contra as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, chikungunya e zika). Vídeos ilustrativos sobre a fase de vida do mosquito foram exibidos e uma cartilha sobre como se cuidar e diferenciar os sintomas da doença também foi entregue aos estudantes.

A coordenadora de vigilância em saúde, Flávia Almeida, explicou que o ovo do Aedes pode sobreviver até 450 dias, por isso, é necessário eliminar qualquer tipo de líquido e lavar os recipientes com água e sabão. “Antigamente, nós achávamos que o mosquito se proliferava apenas em água limpa, no entanto, estudos já comprovam que até em água suja ele pode se desenvolver”, afirmou.

“Precisamos que vocês sejam jovens multiplicadores, os agentes de endemias tem muitas dificuldades de adentrar em algumas casas, de realizar atividades educativas, e vocês podem ser essa ligação entre nós e os pais de vocês, precisamos da ajuda de toda a população nessa luta”, disse Ronie Von, coordenador de endemias.

O ciclo de palestras contra a Dengue nas escolas com o tema “Capacitação Educativa em Arboviroses – Alunos Multiplicadores” pretende atingir todos os alunos da rede municipal de ensino. Nesta primeira sessão, a capacitação foi realizada para os discentes da Escola Municipal Ivonice Sotero, Conselheiro Luiz Viana, Ieda Barradas e Tércia Borges.

Related posts

Leave a Comment