O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim (CERPDF/Hemoba) promove, no dia 17 de junho, o seminário “Eu no Mundo – Conhecimento e Inclusão das Pessoas com Doença Falciforme”. O evento reunirá profissionais de saúde, pesquisadores, pacientes, familiares e representantes de associações para discutir os desafios e avanços relacionados à enfermidade. A programação será realizada das 8h às 17h, no auditório da sede da Hemoba, em Salvador, como parte das celebrações pelo Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme.
O seminário propõe um espaço de diálogo, informação e fortalecimento das pessoas com doença falciforme e seus familiares, reafirmando direitos, potencialidades e caminhos para a inclusão social, educacional e laboral. Na programação, estão previstas palestras sobre diagnóstico, tratamento, assistência farmacêutica e acesso a medicamentos, complicações crônicas da doença, transfusão sanguínea, fisioterapia, enfermagem, o Censo das Pessoas com Doença Falciforme e a importância da pesquisa para o desenvolvimento de novas terapias e estratégias de cuidado.
O evento também contará com a participação de associações de pessoas com doença falciforme, promovendo o diálogo entre pacientes, familiares e profissionais de saúde. Outro destaque será o “Café com Saúde”, espaço de troca de experiências e orientações com profissionais das áreas de Psicologia, Odontologia e Serviço Social.
O Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme (17/06) foi uma data criada pela Organização Mundial da Saúde com o objetivo de aumentar o conhecimento e a compreensão da população sobre a enfermidade e os desafios vivenciados pelos pacientes, seus familiares e cuidadores. A Bahia é o estado que apresenta a maior incidência de DF no Brasil, estimada em 1 caso para cada 650 nascimentos, enquanto no país estima-se o nascimento de 700 a 1.000 casos novos anuais. A doença caracteriza-se por uma alteração nos glóbulos vermelhos que adquirem o aspecto de uma foice (falciforme), dificultando a passagem do sangue pelos vasos sanguíneos.
No estado, o CERPDF/Hemoba é especializado no tratamento de pessoas com doença falciforme, realizando atendimento ambulatorial nas especialidades de hematologia, gastroenterologia, nutrição, psicologia, odontologia, fisioterapia, ortopedia, serviço social e assistência farmacêutica. Possui uma agência transfusional e oferece doppler transcraniano, fundamental para diagnóstico precoce de alterações de vasos cerebrais relacionadas com o desenvolvimento de AVC.
Fonte
Ascom/Hemoba
Bahia Formação qualifica servidores e fortalece gestão de recursos na Educação da Bahia
Bahia Embasa prepara operação especial para festejos juninos na Bahia
Bahia Seagri consolida participação na Bahia Farm Show com avanços para agropecuária da Bahia
Bahia Estudantes criam carrinho de lego que faz limpeza autônoma de praias
Bahia SEC dialoga sobre políticas educacionais durante abertura de simpósio e colóquio em Salvador
Bahia Piraí do Norte recebe obras e investimentos do Estado que ampliam segurança, mobilidade e acesso a serviços públicos Mín. 20° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 29°
Tempo nublado