Seguindo o rito da Lei de Responsabilidade Fiscal, os técnicos da Secretaria de Fazenda (SEFAZ) do município de Candeias, realizaram na manhã desta sexta-feira (9), na Câmara de Vereadores, uma audiência pública referente à Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2026.
Estiveram presentes as comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Finanças, Economia e Orçamento da Câmara Municipal de Candeias, através dos seus respectivos presidentes, vereador Dr. Léo (PP) e vereador Rosevaldo Adorno (PP).
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo municipal para o ano seguinte. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), com base nas diretrizes estabelecidas pelo Plano Plurianual (PPA). A LDO trata de temas como previsão de despesas com pessoal, controle de custos, avaliação dos programas públicos e critérios para transferência de recursos a entidades públicas e privadas.
Durante a audiência, o secretário Denison da Conceição detalhou os demonstrativos financeiros dos anos anteriores e destacou a importância do acompanhamento das metas estabelecidas, além da comparação entre o previsto e o executado. Ele também apresentou a estimativa de receitas e despesas para o próximo ano, apontando uma expectativa de crescimento na arrecadação. O secretário frisou ainda a importância do equilíbrio fiscal e da fiscalização contínua das contas públicas, com o objetivo de atender às demandas do município dentro dos limites do orçamento.
“É justo salientar que o município tem receita e tem despesas e muitas vezes o gestor tem que pisar no freio, dizer não, desagradar A ou B, mas ele não pode gastar mais do que arrecada”, explicou.
Denison informou ainda que, graças ao equilíbrio fiscal, Candeias conseguiu fazer investimento em várias áreas, dar seguimento aos programas sociais e realizar ações em prol da população.
Além dos citados, estiveram presentes os vereadores Rafael Farofa, Joazi Maia, Robinho e Valdir Cruz.