A chuva continua causando transtornos em Salvador nesta quarta-feira (27), com diversos pontos da cidade alagados. De acordo com a Defesa Civil, o mau tempo deve persistir ao longo do dia, com previsão de chuvas fortes e risco de alagamentos e deslizamentos de terra.
A travessia Salvador-Mar Grande permanece suspensa nesta quarta-feira (27) pelo terceiro dia consecutivo, devido às condições climáticas desfavoráveis na Baía de Todos-os-Santos. Conforme a Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia), ainda não há previsão para a retomada do serviço.
Os ascensores de Salvador, incluindo o Plano Inclinado Gonçalves, o Pilar, o Liberdade-Calçada e o Elevador do Taboão, estão sem funcionar. A Secretaria de Mobilidade (Semob) também anunciou a suspensão da linha B3 do BRT devido a alagamentos na área entre a Rua Marcos Freire e o Caminho das Árvores.
Diversos pontos de Salvador estão alagados na manhã desta quarta-feira (27). Entre as vias afetadas estão a Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), Pernambués, Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), Avenida Jequitaia, Avenida Anita Garibaldi e Avenida Vasco da Gama. Além disso, a Rodovia Engenheiro Vasco Filho (BR-324), no sentido Feira de Santana, registra um grande congestionamento.
Até às 10h18 desta quarta, foram registradas 120 ocorrências relacionadas às fortes chuvas. A Codesal acionou sirenes em várias áreas de Salvador após emitir alerta máximo devido ao acumulado de chuva superior a 150 mm nas últimas 72 horas. Entre as regiões afetadas estão Baixa do Cacau, em São Caetano; Bom Juá; Vila Picasso, na Capelinha; Voluntários da Pátria, no Lobato; Calabetão; Bosque Real, em Sete de Abril; e Olaria, no Nordeste de Amaralina.
Quando as sirenes são acionadas, a orientação é que os moradores deixem suas casas e procurem um local seguro.