Candeias se vestiu de verde e amarelo para comemorar o Dia da Independência neste sábado, 7 de setembro. Ruas lotadas e uma atmosfera de patriotismo marcaram o tradicional desfile cívico, que reuniu pessoas de todas as idades, trazendo como tema “O Brasil de Um Povo Heroico.”
A cerimônia teve início com o prefeito Pitágoras Ibiapina participando do hasteamento da bandeira, ao lado do vereador e líder de governo Gil Soares e do tenente-coronel Emiliano Figueiredo.
“A independência do Brasil começou aqui na Bahia. Nosso povo contribuiu para que o país se tornasse independente. O sentimento de ser brasileiro e o orgulho que temos se refletem hoje. Pessoas de diversas partes da cidade vêm prestigiar esse momento lindo que é o 7 de Setembro”, destacou o prefeito.
A apresentação da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) abriu o desfile, seguida pelo Colégio da Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros. Os olhares atentos do público acompanharam cada detalhe, como relatou Raimundo Jesus: “Todos os anos eu venho assistir ao desfile. Já é tradição. Nos traz à memória o respeito, o amor à pátria e a nossa independência”, disse.
Estudantes das escolas municipais, bandas marciais e fanfarras trouxeram à avenida alas representando temas como a luta dos povos indígenas, escritores e artistas de Candeias, além de baianos que se destacaram na luta pela independência. Também se apresentaram o Ballet Municipal, agentes de saúde e endemias, a Guarda Municipal, enfermeiros e pacientes assistidos pela clínica Querer Bem.
Ao final das apresentações, a equipe da Secretaria de Educação (Seduc), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Secretaria de Saúde (Sesau) e o Ônibus do Social marcaram presença, reforçando a importância da integração entre os serviços municipais e a comunidade.
Além das apresentações na sede, o desfile cívico também foi realizado ao longo da semana nos distritos de Passé, Passagem dos Teixeiras, Colônia e Posto Sanca.