Após as fortes chuvas continuarem no final de semana no Rio Grande do Sul, as autoridades emitiram um novo alerta para mais enchentes e possíveis deslizamentos.
No domingo (12), a Defesa Civil e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden) informaram que a situação no estado deve se agravar entre segunda-feira (13) e terça-feira (14).
As áreas que serão atingidas serão as mesmas já inundadas na semana passada: o centro-norte, o nordeste e a Região Metropolitana de Porto Alegre.
Na capital, o nível do Rio Guaíba vai subir novamente e pode alcançar um novo recorde de 5,50 metros.
Agora, a região sul do RS também enfrenta risco de inundações, já que a Lagoa dos Patos não para de subir. As enchentes já avançam sobre as cidades de Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul.
Sem previsão de melhora na situação, líderes e igrejas estão pedindo um clamor e organizando campanhas de oração pelo Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira (10), a Convenção Batista Brasileira (CBB) iniciou uma campanha de 30 dias de oração pelo estado. Todos os dias, cristãos estão se reunindo online na Sala de Oração de Missões Nacionais no YouTube para interceder pelo povo gaúcho.
“Vamos juntos clamar ao Senhor pelos moradores, pelas equipes missionárias, pelos voluntários, pelo poder público; clamar para que haja paz e esperança nos corações”, incentivou a CBB.
No domingo (12), a Igreja Lagoinha em Canoas, uma das cidades mais afetadas, promoveu uma noite de clamor pelo estado gaúcho.
O pastor André Fernandes esteve presente, liderando a intercessão pelo RS. “Oração é algo tão poderoso”, lembrou o pastor.
“A oração já fez a Terra parar de rotacionar, fez leões jejuarem na presença de um homem de Deus. A oração fez uma fornalha ardente se tornar uma pista de dança para o quarto homem na fornalha, fez o vento se aquietar, o mar se acalmar. A oração fez Lázaro vir para fora mesmo com seu corpo já há quatro dias morto. A oração pode muito em seus efeitos”.
E declarou: “Profetizo uma palavra de vida sobre o sul do Brasil. Estamos aqui para profetizar que esse lugar pertence ao Senhor Jesus”.
Igrejas de outros estados também se uniram em oração em favor do RS, como a Assembleia de Deus de Sergipe.
“Irmãos do Rio Grande do Sul, fiquem certos: vocês não estão sós! A Igreja de Sergipe está orando, intercedendo em seu favor. Estamos em campanha SOS Rio Grande do Sul”, afirmou a denominação, em vídeo no Instagram.
Tragédia no RS
Segundo o último boletim da Defesa Civil divulgado no domingo (12), 145 pessoas morreram, 806 ficaram feridas e 132 moradores ainda estão desaparecidos devido às inundações, conforme o G1.
Mais de 600 mil gaúchos estão desabrigados em 435 cidades atingidas. No total, mais de 1,9 milhões de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas. A população ainda enfrenta a falta de água, energia elétrica, alimentos e sinal de internet.