Para prevenção aos desastres naturais decorrentes do período chuvoso que historicamente é registrado em Candeias entre abril até junho, a Prefeitura prossegue com a Operação Chuva 2024. Coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos, a iniciativa conta com uma força-tarefa para intensificar ações em limpeza e manutenção urbana, vistoria de imóveis e aplicação de lonas, a fim de proteger a população que vive, sobretudo, em áreas de risco.
Atuando nas áreas urbanas e em locais de risco e de difícil acesso da cidade, os serviços acontecem de maneira abrangente. Capinação, roçagem, retirada de entulho, dragagem de canais, desobstrução de valetas e bocas de lobo são alguns dos serviços, que tem como objetivo principal manter as áreas públicas e vias urbanas livres de resíduos e entulhos, proporcionando um ambiente mais limpo e saudável para os moradores.
O mutirão de limpeza já passou pela Nova Candeias, Santa Clara, BA 522, Urbis 2, Santo Antônio, Gameleira, Centro, Menino Jesus e Ouro Negro.
Outro aspecto essencial dessa iniciativa é o enlonamento em áreas de riscos, a Defesa Civil intensificou a atividade de instalação de lonas em mais de 13 localidades do município. A lona evita que a água acumule na terra de uma encosta, impedindo que um eventual deslizamento ocorra.
OPERAÇÃO CHUVA – A operação é dividida em duas etapas: a primeira tem continuidade o ano todo com ações preventivas. A segunda etapa é destinada a intensificar essas ações durante os meses com maiores índices pluviométricos. Nesse período, a SESP, SEINFO E SEDAS realizam atendimentos emergências com programação ininterrupta, realizando operações em todo o município, além de manter equipes de plantão durante 24h.
A equipe da Defesa Civil trabalha em regime de plantão 24h e atende pelos telefones: (71) 3599-0226 e 199.