Com o objetivo de buscar solução imediata sobre os constantes alagamentos que ocorrem na localidade de Menino Jesus, principalmente em período de fortes chuvas, ocasionados pelo assoreamento do Rio Joanes II, oriundos das descargas de sedimentos dos decantadores da Estação de Tratamento de Água ETA que provocam o alagamento das casas próximas ao canal, a falta de esgotamento sanitário na localidade de Caroba, e os investimentos para nosso município, é que o prefeito Eriton Ramos esteve reunido na manhã desta terça-feira (8), com representantes da Embasa para buscar soluções de resolver o problema que provoca grande transtorno aos moradores.
Na oportunidade, o gestor relatou que, ano passado, diversas casas foram inundadas, devido ao assoreamento do Rio Joanes, o que eleva o nível da água e atinge o ponto mais baixo, que é justamente o distrito. Eriton também falou que a localidade de Caroba sofre sem a rede de esgoto.
Os representantes da empresa informaram que nos próximos dias irá uma equipe técnica em Menino Jesus para fazer uma avaliação sobre o problema e daí traçar algumas medidas de forma imediata para amenizar a situação a curto prazo e, após a conclusão do estudo, tomar as providências.
Para a localidade de Caroba, os técnicos informaram que o distrito será contemplado no projeto do novo Sistema de Esgotamento Sanitário que será implantado até 2028 pela empresa.
Além desses assuntos provocados pelo prefeito, os técnicos da Embasa também apresentaram todo plano de ação que irá realizar na região, a exemplo de ampliação no abastecimento de água; diminuição de manobras para que a água possa chegar com mais força e rapidez ao consumidor, entre outras ações.
A reunião ocorreu no Paço Municipal e contou com as presenças dos secretários Ruy Barbosa (Obras) e John Kleber Machado (Gestão, Inovação e Tecnologia). Pela Embasa, representaram a Embasa: Marcio Luedy (Gerente Regional); Thaís Vieira (Superintendente da RMS); Marcio Rosa (Gerente de escritório de Candeias) e Joana Rolemberg (Diretora da RMS).