Baianos participam da elaboração da Cartilha para Evangélicos da Fundação Perseu Abramo

Os baianos Gutierres Barbosa – Coordenador Nacional do Setorial Inter-religioso do PT e Neivia Lima – Coordenadora Nacional do Núcleo de Evangélicos do PT – NEPT, participaram ativamente da elaboração da Cartilha para Evangélicos da Fundação Perseu Abramo.

Segundo o sítio da FPA:

“Material tem como público-alvo lideranças e militantes do PT e surge às vésperas das eleições municipais.

Um dos grandes desafios dos partidos progressistas tem sido ampliar o diálogo com a população evangélica, estimada em mais de 40 milhões de pessoas e fundamental para definir o rumo das eleições em todo o país.

Foi pensando nisso que a Fundação Perseu Abramo decidiu lançar a Cartilha Evangélica: Diálogo nas Eleições, material que surge na esteira do site destinado a ampliar o trabalho de base do Partido dos Trabalhadores, também publicado recentemente.

No caso da Cartilha Evangélica, a ideia é apresentar a lideranças políticas e militantes detalhes sobre como conversar com os cristãos evangélicos do país, apresentando dados sobre a realidade desta camada da população.

Uma das sugestões apresentadas pela cartilha é para não tratar os evangélicos como se fossem todos iguais, para tentar evitar o mau rótulo atribuído a eles por parte da esquerda.

Outro ponto interessante é estatístico: a maior liderança das famílias periféricas é uma mulher negra e evangélica, perfil que sempre apoiou governos progressistas, mas que tem se identificado também com representantes da extrema-direita.”

Segundo Gutierres Barbosa – que coordena há 4 anos o setorial nacional inter-religioso do PT, “em virtude do Seminário Nacional Eleitoral Evangélico do PT, realizado pelo Setorial Inter-religioso e o NEPT, em parceria com a Fundação Perseu Abramo e a Secretaria Nacional de Movimentos Populares, fomos convidados pela Perseu Abramo para participar da elaboração de uma cartilha que facilitasse o diálogo com a comunidade evangélica do país”

Na visão de Barbosa estamos num período eleitoral onde a comunidade evangélica acaba recebendo muita informação falsa sobre o PT, fruto de uma campanha intensa de ódio de religiosos que se aliaram ao fascismo. O nosso papel é bastante educativo e formativo. Queremos à luz da verdade e dos ensinamentos mostrar que o Partido dos Trabalhadores possui uma plataforma de programa que visa justamente melhora a qualidade de vida das pesssoas”

Segundo a Coordenadora Nacional do NEPT, Neivia Lima, “como cristãos aprendemos em II Coríntios 8.13 que “nada podemos contra a verdade, senão pela verdade” e com isso somos convidados a agir diuturnamente combatendo as falácias através da nossa fé em Jesus Cristo, ou seja, lutar contra as mentiras revelando o que de fato é real e o que não é. O período eleitoral é esse momento oportuno para exercer nossa responsabilidade social, tanto para dialogar como nossos irmãos de fé sobre o compromisso do PT com a vida da população, quanto para dialogar com nossos companheiros de partido que é o conhecimento teológico precisa ser respeitado e que não se pode generalizar a população evangélica.

Nesse sentido a elaboração da cartilha tornou-se uma ferramenta, como dizemos na fé que professamos, para abençoar a vida dos nossos pares evangélicos e para contribuir com nossos companheiros de partido no diálogo com a população evangélica.”

Para conhecer mais sobre a cartilha clique no link abaixo:

https://fpabramo.org.br/wp-content/uploads/2024/08/CARTILHA-EVANGELICA-ATUALIZADA.pdf

Related posts

Leave a Comment