Seguindo informações de inteligência, jatos da Força Aérea de Israel eliminaram o terrorista do Hamas Abed Al-Zeriei no domingo (04), conforme anunciado pelas forças israelenses nesta segunda-feira.
Al-Zeriei era um agente do Departamento de Fabricação da Ala Militar do Hamas e também atuava como ministro da Economia do grupo na Faixa de Gaza.
צה”ל חיסל את המחבל עבד אלזריעי, שר הכלכלה של חמאס בעזה | לכל העדכונים >>> https://t.co/jh6lPEOYVc@ItayBlumental @Itsik_zuarets pic.twitter.com/FplT0jtB3F
— כאן חדשות (@kann_news) August 5, 2024
Os militares acrescentaram que Al-Zeriei estava envolvido na tomada de controle da ajuda humanitária em Gaza e na administração dos mercados do Hamas.
Al-Zeriei também era responsável pela distribuição de combustível, gás e fundos para atividades terroristas.
O ataque ocorreu em Deir al Balah, na região central da Faixa de Gaza.
Operações sequenciais
Com a morte de Al-Zeriei, Israel matou três líderes do Hamas em operações sequenciais.
O primeiro a ser eliminado foi o chefe militar do Hamas, Mohammed Deif, morto em ataques aéreos israelenses em Khan Yunis, no sul de Gaza, no dia 13 de julho. As Forças de Israel só confirmaram oficialmente sua morte na quinta-feira (1º).
Em 31 de julho, o Hamas anunciou a morte de Ismail Haniyeh, de 62 anos, também conhecido como “Abu Al-Abd”, que era o líder e principal figura do grupo terrorista palestino.
Além dos terroristas do Hamas, um dos líderes do Hezbollah também foi eliminado por Israel. Fu’ad Shukr, o principal comandante militar do Hezbollah, foi morto em um ataque israelense no sul de Beirute, no Líbano, na terça-feira (30).
Shukr é a figura mais importante do grupo apoiado pelo Irã a ser eliminada em anos e seu assassinato ocorreu poucas horas antes do de Ismail Haniyeh, líder político do Hamas.