Sentindo-se em casa na Ligga Arena, na noite desta quarta-feira, 10, em partida válida pela 17ª rodada do Brasileirão Série A, o Esporte Clube Bahia superou o Furacão por 3 a 1. Voltando a vencer fora de casa após 2 meses, a equipe comandada por Rogério Ceni retornou ao G4, mesmo que de forma momentânea. Os gols do jogo foram marcados por Everaldo, Biel e Luciano Juba pelo lado tricolor, e Di Yorio descontou para os rubro-negros.
Primeiro tempo
Logo no comecinho da etapa inicial, o Esquadrão abriu o placar do jogo com Everaldo. Após longa troca de passes, Jean Lucas inverteu a bola para Gilberto, que logo na sequência acionou Biel na entrada da área. O camisa 11 apenas rolou a bola para o centroavante tricolor, que abriu o placar ‘de bico’, acertando o ângulo da meta adversária.
E não demorou muito para a equipe comandada por Rogério Ceni ampliar o placar, uma vez que aos 15 minutos do primeiro tempo, Biel fez 2 a 0 para o tricolor. Em contra-ataque fulminante, Everaldo passou para Jean Lucas na ultrapassagem, e o meio-campista enxergou o atacante de beirada do outro lado da área. Após a bola cruzar a extensão da grande área, o camisa 11 precisou apenas empurrar a bola para o gol.
Após o segundo gol, os donos da casa passaram a pressionar a saída de bola da equipe azul, vermelha e branca, mas não chegaram a exigir uma defesa do goleiro Marcos Felipe. Com a vantagem no placar, a equipe comandada por Rogério Ceni mudou o estilo de jogo ao trabalhar nos contra-ataques, e Biel quase marcou o terceiro, mas Léo Linck fez grande defesa para impedir o gol.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o Furacão voltou melhor e impôs uma ‘blitz’ ofensiva. Por volta dos 15 minutos, após boas oportunidades criadas, os donos da casa diminuíram com Lucas Di Yorio, que subiu no segundo andar para marcar o gol.
Já aos 27 minutos, depois das alterações promovidas pelo comandante tricolor, o Bahia quase marcou o terceiro gol com Thaciano. Após boa trama de contra-ataque, o camisa 16 tocou a bola por cima de Léo Linck, que saiu do gol na tentativa de recuperar a posse, mas a bola passou pelo lado direito da meta rubro-negra.
Depois de sofrer muita pressão, foi o Esquadrão que marcou outro gol, desta vez, com Luciano Juba. O lateral-esquerdo cobrou falta, e a bola desviou em Thiago Heleno na barreira, ‘matando’ o arqueiro Léo Linck, que já tinha saído para tentar a defesa.
Próximo jogo
Na próxima rodada, o Bahia recebe o Cuiabá, na Arena Fonte Nova, às 19h, já neste sábado, 13. Para o duelo contra o Dourado, Rogério Ceni vai contar com Iago Borduchi pela primeira vez, desde o anúncio do atleta, que chegou para assumir a titularidade na lateral-esquerda.