Candeias: Município recebe primeiro lote da vacina contra o Coronavírus

0
136

O primeiro lote da vacina contra o Coronavírus chegou ao município de Candeias, na manhã desta terça-feira (19), transportado pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer). As 840 doses da Coronavac – imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com a empresa chinesa Sinovac Biotech – foram encaminhadas para a Clínica de Imunização Proteger onde serão distribuídas para as unidades de saúde do município.

Na primeira etapa, serão vacinados idosos acima de 75 anos e profissionais da saúde. A chegada da vacina foi acompanhada pelo prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina (PP), que destacou o momento histórico vivido pelo município para o enfrentamento contra a Covid-19.

 “A palavra de hoje é gratidão, mas acima de tudo é esperança. Estamos realmente muito felizes em receber essas 840 doses desse primeiro lote. Agora vamos começar a vacinar nosso povo, iniciando pelo grupo prioritário definido pelas autoridades de saúde. Iremos nos livrar desse vírus com fé em Deus, nos próximos meses”, disse o prefeito.

De acordo com o gestor, o município aguarda a chegada de 22 mil doses da Coronavac. “Nós já demonstramos interesse em adquirir a vacina direto com o Butantan. Muito em breve, poderemos conviver em sociedade, nos abraçando, nos confraternizando e voltando a viver a Candeias como você nunca viu”, destacou.

PRIMEIRA DOSE

A primeira pessoa a ser vacinada no município será o coordenador do Centro de Imunização, Adilson Oliveira, nesta quarta-feira (20), na Proteger, às 09h. O ato será acompanhado pelo prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina que aplicará a primeira dose.

PLANO DE VACINAÇÃO

A Prefeitura de Candeias, em parceria da Secretaria Municipal de Saúde, montou o Plano de Vacinação para imunização contra o Coronavírus. O plano foi baseado em princípios similares aos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e orientados pelo Ministério da Saúde e está dividido em quatro etapas.

A primeira fase está direcionada aos idosos e acima de 75 anos e profissionais de saúde. Na segunda fase da vacinação, receberão as doses os idosos entre 60 a 74 anos. Já a terceira contemplará pacientes com comorbidades. Na última fase do plano de vacinação, serão vacinados professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, trabalhadores do transporte coletivo, pessoas com deficiência, trabalhadores do transporte rodoviário de cargas- caminhoneiros, e jovens que cumprem medida socioeducativa. Para garantir a vacinação, 20 mil agulhas e seringas foram adquiridas pela Secretaria Municipal de Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here