Candeias: Paciente que testou positivo para Covid-19 está em isolamento, afirma secretária

0
504

O paciente diagnosticado com coronavírus no município de Candeias está em isolamento domiciliar, segundo a secretária municipal de Saúde, Soraia Cabral em entrevista à rádio Vox nesta terça-feira (31). O primeiro caso de coronavírus no município foi confirmado hoje pelo prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina, nas redes sociais. Ela explicou que o paciente não apresenta sintomas da doença e que cumpre o isolamento como medida de precaução. “É um paciente jovem, não é idoso. O paciente está bem, está de quarentena em casa, no seu isolamento social, tomando todos os cuidados desde o dia que foi a unidade médica”, explicou.

Conforme Cabral, os familiares do paciente também estão em quarentena e estão sendo monitorados pelo órgão de saúde. Ela não deu detalhes se o paciente possui doença pré-existente como diabetes ou hipertensão, idade, sexo e o bairro onde ocorreu o primeiro caso para não expor o paciente e os familiares. “A família do paciente está de quarentena. O paciente está de quarentena desde o dia que foi colhido o material. Acho que a gente falar agora do sexo do paciente, onde ele mora, a idade, não vai ajudar em muita coisa”, explicou.

“Eles pediram que a gente não expusesse eles. Nós não vamos expor essa família. O fato é que se fosse uma doença mais simples a gente podia dizer para que as pessoas não tenham acesso aquele local, mas é uma doença que se espalha e o paciente pode ter andado por vários lugares”, ressaltou.

O diagnóstico foi confirmado em um exame laboratorial feito pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen). No balanço, cinco casos são investigados e 13 foram descartados.

Ela recomendou que a população continue seguindo as orientações dos órgãos de saúde para prevenir o Coronavírus. “A gente precisa pedir para a população que fique em casa”, finalizou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes com suspeita de doenças respiratórias podem buscar atendimento nas unidades básicas de saúde e os casos mais complexos com sintomas febre, tosse e falta de ar serão atendidos no Posto Médico Luiz Viana Filho e encaminhados para o Hospital Ouro Negro onde farão exames e em caso de positivo serão imediatamente isolados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here