Candeias: Prefeitura pede apoio à população para combater o mosquito da dengue

0
141

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Vigilância Epidemiológica, faz um alerta a toda a população sobre a necessidade de colaborar com as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor não só da dengue, mas também da febre amarela, zika vírus e chikungunya, devido ao número significativo de notificações das arboviroses (doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus e febre chikungunya e amarela).

Candeias tem apresentado, nos últimos meses, alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti no Centro e nos Bairros de Dom Avelar, Malembá, Santo Antônio e São Francisco, apresentando índice Geral de Infestação de 3,5, sendo que o aceitável é 1. Apesar da intensificação de ações de combate ao mosquito realizado pelo Programa Municipal de Combate às Endemias, com bloqueio costal, peri-focal e atividades educativas nas localidades com maior número de casos, ainda há registro de novos casos e surgimento em outras áreas de forma isolada, em determinadas ruas apenas.

Como medida emergencial de suporte no enfrentamento das arboviroses, a Sesau solicitou apoio ao grupo técnico do Estado com o carro Fumacê e bloqueio costal realizando no município as pulverizações, além de campanha educativa nas escolas da rede, durante o mês de junho. Porém, a Prefeitura pede também o apoio e a colaboração da população nos cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito, realizando vistorias constantes nos vasos de plantas, calhas, águas paradas, entre outros locais em cada domicílio, bem como facilitar o acesso dos agentes de endemias nas residências e/ou terrenos que se encontram fechados, impossibilitando os profissionais de executar ações preventivas na área.

Todos os medicamentos têm contra indicações e efeitos secundários. Portanto, na presença dos sintomas, se deve procurar o posto de saúde ou UBS mais próxima.

 Programa Municipal de Combate as Endemias (71) 3605 2220.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here