Historico: Inauguração do prédio da Filarmônica e da Casa da Música marca o domingo em Candeias

0
123

Uma nova melodia vem ecoando com os investimentos feitos em prol da cultura no município. O mais novo investimento foi a entrega do prédio da Filarmônica Lira Candeense, que também abrigará a Casa da Música, completamente revitalizado, no final da tarde deste domingo, 13, sob os olhos atentos de autoridades locais, músicos da cidade e populares. Preservando a estrutura antiga, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura – Secult e da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social – Sedas,  entregou um prédio novinho, com três salas amplas e climatizadas, banheiros, três mini coretos na área externa para apresentações e instrumentos novos para a Escolinha de música Filarmônica e para a Casa da Música. Ao todo foi entregue mais de 100 instrumentos para a Filarmônica e a Casa da Música. O evento contou com a apresentação da Filarmônica Lira Candeense, a Filarmônica  de Lauro de Freitas, Unisons, além da apresentação musical de Ditocar, Carlos Alberto e Banda Chalize.

De acordo com o secretário de Cultura, Cassio Vinicius, a Casa da Música vai ofertar aulas de guitarra, baixo, violão, violino, piano, entre outros a crianças atendidas pelo Programa de Atenção Integral – PAI, e a Escolinha da Filarmônica vai oferecer aulas de instrumentos de sopro para crianças a partir de sete anos. “Terá ensaio da Filarmônica à noite e uma vez por mês, ensaio aberto. Nos minis coretos serão realizados shows, stand-up, recitais, evento por do sol, entre outros”, pontuou Cassio.

O Subsecretário da Sedas, Gilvanei Pereira, em nome da Secretária, Joelma Aneide, salientou que o equipamento também será para  inclusão e desenvolvimento social do município. “A pedido do gestor fizemos uma licitação para aquisição de instrumentos musicais de qualidade, no valor de 300 mil reais, para ofertar cursos de qualificação para jovens referenciados no Centro de Referência da Assistência Social – Cras e para famílias assistidas pelo PAI, uma porta aberta para mudar o cotidiano das nossas crianças e jovens”, comentou.

Para o Maestro da Filarmônica, Gabriel Gomes, a revitalização do prédio foi um sonho realizado. “Há 20 anos a Filarmônica faz parte da minha vida e foi com grande emoção que recebi a notícia da reforma. Agora é dá continuidade a escolinha de iniciação musical e praticas de instrumentos”, disse.

A Presidente da Câmara de Vereadores, Lucimeire Magalhães falou que, para ela, este dia é de muita emoção por conta da revitalização do espaço e pediu aos músicos que cuidem e valorizem o local. “Fico muito feliz e satisfeita com as inaugurações, obras, assinaturas de convênio e a cada dia tenho a certeza que estou do lado certo. É o início do resgate da cultura da nossa cidade”, relatou Lucimeire.

Na oportunidade o Prefeito, Dr. Pitagoras Ibiapina, saudou os músicos presentes e os que não estão mais entre nós, mas foram de grande relevância para o município e destacou a importância da cultura para Candeias. “Com este e outros investimentos feitos na cultura muitos jovens terão um novo olhar sobre a vida e a sua importância para a cidade e para o mundo. Com o investimento na cultura e na filarmônica iremos restaurar muitas crianças e jovens”, comemorou o Prefeito.

Após os depoimentos das autoridades foi a vez dos músicos inaugurarem os mini coretos localizados na área externa do prédio. O Primeiro cantor a experimentar o espaço foi Ditocar que tocou grandes sucessos de Renato Russo, Djavan e outros nomes da musica brasileira. Em seguida o Cantor Carlos Alberto, soltou a voz no espaço animando a todos os presentes. Para fechar com chave de ouro a banda de reggae, Chalize tocou musicas autorais e de renomados artistas do reggae.

Além dos músicos locais, o evento contou com a presença dos Vereadores, Diego Maia, Silvio Correia, Adailton Sales,  Lucimeire Magalhães e o Deputado Federal, Pastor Sargento Isidório, dos secretário de Governo, Jarinho Silva; Chefe de Gabinete, Ivan Palma; Transporte, Washington Campos; Serviços Públicos, Marivalda Silva; Obras, Francisco Fialho; Cultura, Cassio Vinicius; Emprego e Renda, Junior CCA; Meio Ambiente, Toni Gledson; Planejamento, Robson Santana;  Saúde, Soraia Cabral, o Subsecretário, Gilvanei Pereira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here