Cristãos não estão imunes à depressão, afirma Pastor, mas “é possível evitar”

0
8

A depressão é conhecida popularmente como a doença do século. Apesar do conceito desenvolvido sobre o tema ter sido bastante difundido no senso comum, ainda há muito questionamento na área acadêmica sobre o diagnóstico da depressão e suas causas. Além de questões biológicas, fatores cultuais são cada vez mais considerados.

Alguns pesquisadores, como Allan V. Horwitz e Jerome C. Wakefield, autores do livro “Tristeza Perdida – Como a psiquiatria transformou a depressão em moda” (2010), afirmam que há mais erros diagnósticos do que casos reais de depressão, ressaltando que o uso da palavra “depressão” já se tornou tão banalizado que confundimos a existência de tristeza profunda com a doença.

Apesar disso, a depressão é uma realidade em algumas situações e o cristão não está imune à ela. É o que pensa o pastor George Hilton. Ele falou sobre o assunto no programa “Palavra de Fé”, citando exemplos na Bíblia de casos que nós, atualmente, poderíamos chamar de depressão.

“A Bíblia não menciona a palavra depressão, embora descreva pessoas que poderiam se chamar de depressivas”, explica. “Um exemplo bíblico de depressão foi o caso de Jonas, o próprio Elias que pediu a morte, Jeremias em Lamentações, Davi em muitos de seus Salmos cita situações de completa angústia”, exemplifica o pastor.

“Ser cristão não significa estar imune às doenças, mas em tempos difíceis é possível evitar depressão profunda”, destaca George Hilton.

Para o pastor, uma vida centrada em Deus pode ser o fator chave no tratamento da depressão: “É importante trabalhar as causas da depressão e não apenas os sintomas dela. É vital para o cristão trabalhar sua vida em Deus e não nas emoções”, disse ele, destacando possíveis causas e fatores que auxiliam no tratamento:

“A doença pode resultar das seguintes questões: rejeição, abusos, estresse, raiva, fatores biológicos. E existem atividades que ajudam a combater a depressão como não ficar sozinho, procurar ajuda dos outros. A música pode elevar o espírito, como fez com Saul, quando Davi tocou a harpa. Leia firmemente a Palavra de Deus e descanse, confie Nele”, conclui.

Assista a fala completa do pastor abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here