Primeiro-ministro de Israel deve visitar o Brasil pela primeira vez após convite do governo Temer

0
84

O primeiro-ministro de Israel recebeu um convite para vir ao Brasil em junho, antes da campanha eleitoral. Embora a data ainda não esteja confirmada, o tema vem sendo amplamente discutido na imprensa internacional por conta da postura adotada pelo Ministério das Relações Exteriores em questões contra os israelenses na ONU.

Benjamin Netanyahu recebeu o convite diretamente do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira. Mas, segundo informações do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, o primeiro-ministro condicionou a visita à atualização e aprimoramento de acordos de cooperação internacional com o Brasil.

“Israel está muito interessado nos contatos com o Brasil e acredita em seu potencial”, disse Netanyahu no encontro com o chanceler brasileiro, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo. Durante os mandatos de Lula e Dilma (PT), as relações entre os dois países ficou prejudicada após a recusa em aceitar a nomeação de um embaixador.

A visita, se acontecer, será histórica porque nunca um primeiro-ministro israelense fez uma viagem oficial ao Brasil. Em setembro de 2017, Netanyahu foi à Argentina, Colômbia e México, na primeira viagem oficial de um primeiro-ministro israelense à América Latina, mas ignorou o Brasil.

Dias depois, quando ocorria a Assembleia-Geral da ONU, Benjamin Netanyahu tomou uma iniciativa para minimizar o mal-estar causado pela decisão e organizou um encontro com o presidente Michel Temer (MDB), segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo.

A curta reunião, em Nova York, serviu para que os mandatários discutissem investimentos de Israel em obras no Brasil, além da recriação de linhas áreas diretas entre Sâo Paulo e Tel-Aviv, já que atualmente os brasileiros que querem visitar a Terra Santa precisam fazer escalas na Europa ou Ásia.

 

Benjamin Netanyahu e Michel Temer conversam em Nova York

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here