“Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo”: Justiça define que totem em cidade paulista é legal

0
134

Uma longa batalha entre ativistas ateus e lideranças evangélicas em Sorocaba, cidade do interior paulista, teve mais uma decisão favorável da Justiça à liberdade de expressão e de crença. O totem “Sorocaba é do Senhor Jesus” continuará na entrada da cidade.

O imbróglio começou há três anos, quando estudantes de direito fizeram uma representação junto ao Ministério Público, alegando que a placa na entrada da cidade ofendia o princípio do Estado laico.

Em dezembro de 2014, em segunda instância, a Justiça decidiu que o totem instalado na rodovia Senador José Ermírio de Moraes (conhecida como Castelinho) em 2006 era legal. Agora, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) manteve decisão que negou pedido do Ministério Público para remover o monumento.

A ação, que alegava que a placa com a frase “Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo” violava os “princípios constitucionais da liberdade de crença e do Estado laico”, foi julgada na última terça-feira, 14 de junho.

A própria prefeitura de Sorocaba havia contestado a ação do Ministério Público, por meio da Secretaria de Negócios Jurídicos (SEJ), segundo informações do G1.

O desembargador Oscild de Lima Júnior entendeu não haver ofensa à liberdade religiosa ou laicidade do Estado: “O Brasil foi colonizado e formado dentro dos parâmetros da civilização cristã. Este é um fato indesmentível a que não se pode fugir, tornando a questão muito mais cultural do que religiosa. A prevalecer a tese sustentada pelo autor, pergunta-se como seria feita esta depuração religiosa cultural? Quantos milhares de ações civis públicas terão que ser propostas para afastar essa tradição cristã? Sem perder de vista o fato de o Brasil ter tido o catolicismo como religião oficial por mais de 300 anos”, apontou o desembargador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here